Manoel Amoroso Costa


Manuel Amoroso Costa (Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 1885 — 1928) foi um matemático brasileiro.
Seu talento matemático se associou a uma grande vocação para o magistério. Foi professor da cadeira de eletrotécnica e aplicações industriais da Escola Politécnica e diretor do Observatório do Valongo entre 1911 e 1928.
Ministrou, em 1928, um curso da Sorbonne, a convite do Instituto de Alta Cultura.
Seus trabalhos são verdadeiros modelos da arte do bem-dizer matemático: preciosos, concisos, simples e elegantes, dessa elegância matemática na qual Poincaré via o sentido de beleza, da harmonia dos números e das formas e que só os verdadeiros matemáticos sabem adivinhar.
Foi autor de muitos trabalhos importantes, alguns traduzidos em diversos idiomas. Faleceu num desastre de avião, em dezembro de 1928.
Além de ter sido matemático Amoroso Costa escreveu um importante livro chamado "Introdução à teoria da relatividade", o qual foi editado pela primeira vez em 1922. Este livro foi novamente reeditado em 1005 pela Editora UFRJ.

Alunas:
Potýra Estefani Marinho de Brito
Maira Thiene Gugliélmi
Flávia Estephannye Shumacker

7 comentários:

Michel 3 de setembro de 2009 às 05:35  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 3 de setembro de 2009 às 05:45  

Um brasileiro no hall da fama da matematica

parabéns

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:52  

fala muitas coisas sobre a vida dele,parabéns

Reinaldo
Luan R.
Michel

8ª sérei 01 10 de setembro de 2009 às 05:54  

muito bom meninas trabalho bem elaborado.

Wilson ,Robson ,William Matheus 10 de setembro de 2009 às 05:54  

Legal o trabalho ,Ficou muito interessante!
Principalmente porque ele é BRASILEIRO .

Camila, Joelma, Laura, Karla 10 de setembro de 2009 às 05:55  

Interessante, além de ser um matemático ele escreveu um livro importante chamado Introdução à teoria da relatividade.
Parabéns!!

8ª sérei 01 10 de setembro de 2009 às 06:00  

O trabalho foi muito bem elaborado
Continuem assim Parabens !!!

Postar um comentário

Sobre este blog

Nossa primeira atividade será uma pesquisa na Internet sobre vários temas foram entregues a cada grupo. Após a pesquisa vocês deverão postar o conteúdo organizado e uma imagem para ilustrar.

Referências:

www.orkut.com (Comunidade História da Matemática)
http://www.dmat.ufpe.br/matematica/matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/bio1.php
http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Resumo do projeto:

Com o intuito de estimular o estudo da matemática. Foi criado um projeto que promoveu um estudo sobre a história da matemática e seus principais matemáticos, quem eram, como viviam.... Sabe-se que a matemática é uma disciplina que muitos tem dificuldades, ou seja, ou você ama ou odeia, ou simplesmente não vem importância da mesma.
Sabe-se que é de fundamental importância para o aluno compreender a matemática e saber e querer resolver os problemas apresentados pelo professor e também que vem ao seu encontro no dia a dia.
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática na escola pública Nair Rebelo do Santos em Porto Belo utilizando as novas tecnologias, computador, Internet, orkut e blog.
Os alunos puderam acessar o orkut para pesquisar em comunidades sobre a história da matemática. Receberam cada equipe um tema para pesquisar e desenvolver um texto.
Estamos em fase final do projeto, os textos já estão prontos. Agora vamos postá-los no blog da turma e socializá-los de forma que todos tenham conhecimento do que foi pesquisado pelos colegas. Cada equipe deverá deixar um comentário sobre o que foi apresentado no blog da turma e fazer um relatório final sobre os trabalhos assistidos.
O objetivo deste trabalho é melhorar a socialização, o trabalho em equipe, estimular a autonomia e também criar novos hábitos de estudo em nosso alunos. O conteúdo trabalho foi uma forma de fazer com que os alunos entendam que a matemática não surgiu do nada. Que sempre existiram e existirão pessoas importante para o desenvolvimento de nossa sociedade e que eles também poderão contribuir, basta acreditar, desejar e se esforçar.