Bhaskara nasceu em 1114 na cidade de Vijayapura, na Índia. Também era conhecido como Bhaskaracharya . Ele não deve ser confundido com um outro matemático indiano que tinha o mesmo nome Bhaskara e que viveu no século VII.
foi escritor professor e astrônomo
O seu livro foi usado em toda a Índia, tendo substituído maior parte dos textos que eram utilizados até então, como o do astrónomo indiano Lalla (720 - 790), mas só saiu as fronteiras da Índia no século XVI.
Quanto a equações DETERMINADAS do segundo grau:
No Lilavati, Bhaskara não trata de equações quadráticas determinadas e o que ele faz sobre isso no Bijaganita é mera cópia do que já tinham escrito outros matemáticos.
Quanto a equações INDETERMINADAS do segundo grau: Aí ele realmente fez grandes contribuições e essas estão expostas no Bijaganita. Pode-se dizer que essas contribuições, principalmente a invenção do método iterativo do chakravala e sua modificação do clássico método kuttaka correspondem ao ápice da matemática indiana clássica, podendo-se acrescentar que é somente com Euler e Lagrange que voltaremos a encontrar desenvoltura técnica e fertilidade de idéias de porte comparáveis
Bhaskara morreu aos 71 anos de idade em Ujjain, Índia, em 1185.
Nome: Ana Carolina, Bruna, Marta
Bhaskara
Postado por
8ª sérei 01
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
9 comentários:
mostra que na asia tambem tem genio
Trabalho muito intereçante parabens
fico bem legal
o trabalho é muito interessante. Além de ser escritor era professor e astrônomo.
Trabalho ficou muito bom.
E pelo jeito ele era muito conhecido na india
Gostei do trabalho, observamos que seu livro foi usado em
toda a Índia.
Muito interessante e bem legal!!!
Parabéns.
qeria uma rola gigante no meu cu!!
DEIXAEU BOTAR
Postar um comentário