Matemática como Ciência e como Linguagem


A Matemática tem características especiais, entre as ciências. Considerada por muitos como disciplina autônoma, por outros como linguagem universal para o conhecimento científico, o fato é que cresce o impacto de seus métodos gerais e precisos na formulação e obteção de resultados em quase todas as ciências e na tecnologia, em geral. Tradicionalmente, a matemática tem servido como ferramenta que permite chegar rapidamente a resultados científicos, de outra forma difíceis e obscuros; mais recente e mais profunda a sua capacidade de fornecer diretamente uma visão interna da própria natureza do fenômeno. Não por acaso os filósofos e matemáticos sempre andaram muito próximos, afinal, ao longo dos séculos, a matemática tem sido e continua sendo um instrumento científico indispensável para a expansão do conhecimento do homem e suas atividades. E, se antes a matemática se aplicava mais freqüentemente à física e a engenharia, hoje suas possibilidades se estenderam irreversivelmente a áreas como economia, administração, biologia, química, medicina e as ciências do meio ambiente. Esse fato se deve em grande parte ao amadurecimento científico da matemática, ao advento dos computadores, que possibilitaram o desenvolvimento e a aplicação de eficientes métodos de análise e resolução Matemática.

Alunos: Jéssica , Thais Lorenzo e Matheus.

9 comentários:

Anônimo 3 de setembro de 2009 às 05:56  

Legal o trabalho , podemos ver que a Matemática esta presente em tudo do nosso dia a dia.
Jéssica

8ª sérei 01 3 de setembro de 2009 às 05:59  

Parabéns, ficou muito bom trabalho!!!

;)
continuem assim.

Anônimo 3 de setembro de 2009 às 06:00  

Percebemos que a matemática esta na ciencia.

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:32  

sem a ciencia a matematica nao existiria

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:34  

Parabéns . Muito bom =D

8ª sérei 01 10 de setembro de 2009 às 05:45  

sem a ciências a matemática nao existia

muito Bom trabalho parabéns ...

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:52  

Muito bom esse trabalho

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:58  

O trabalho ficou muito bom !!!!

Ele foi muito conhecido na Índia.

Patrick e João...

8ª sérei 01 10 de setembro de 2009 às 05:58  

parabéns pelo desempenho !!!!!!
muito bem elaborado...

Postar um comentário

Sobre este blog

Nossa primeira atividade será uma pesquisa na Internet sobre vários temas foram entregues a cada grupo. Após a pesquisa vocês deverão postar o conteúdo organizado e uma imagem para ilustrar.

Referências:

www.orkut.com (Comunidade História da Matemática)
http://www.dmat.ufpe.br/matematica/matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/bio1.php
http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Resumo do projeto:

Com o intuito de estimular o estudo da matemática. Foi criado um projeto que promoveu um estudo sobre a história da matemática e seus principais matemáticos, quem eram, como viviam.... Sabe-se que a matemática é uma disciplina que muitos tem dificuldades, ou seja, ou você ama ou odeia, ou simplesmente não vem importância da mesma.
Sabe-se que é de fundamental importância para o aluno compreender a matemática e saber e querer resolver os problemas apresentados pelo professor e também que vem ao seu encontro no dia a dia.
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática na escola pública Nair Rebelo do Santos em Porto Belo utilizando as novas tecnologias, computador, Internet, orkut e blog.
Os alunos puderam acessar o orkut para pesquisar em comunidades sobre a história da matemática. Receberam cada equipe um tema para pesquisar e desenvolver um texto.
Estamos em fase final do projeto, os textos já estão prontos. Agora vamos postá-los no blog da turma e socializá-los de forma que todos tenham conhecimento do que foi pesquisado pelos colegas. Cada equipe deverá deixar um comentário sobre o que foi apresentado no blog da turma e fazer um relatório final sobre os trabalhos assistidos.
O objetivo deste trabalho é melhorar a socialização, o trabalho em equipe, estimular a autonomia e também criar novos hábitos de estudo em nosso alunos. O conteúdo trabalho foi uma forma de fazer com que os alunos entendam que a matemática não surgiu do nada. Que sempre existiram e existirão pessoas importante para o desenvolvimento de nossa sociedade e que eles também poderão contribuir, basta acreditar, desejar e se esforçar.