Bhaskara


Bhaskara nasceu em 1114 na cidade de Vijayapura, na Índia. Também era conhecido como Bhaskaracharya . Ele não deve ser confundido com um outro matemático indiano que tinha o mesmo nome Bhaskara e que viveu no século VII.
foi escritor professor e astrônomo
O seu livro foi usado em toda a Índia, tendo substituído maior parte dos textos que eram utilizados até então, como o do astrónomo indiano Lalla (720 - 790), mas só saiu as fronteiras da Índia no século XVI.

Quanto a equações DETERMINADAS do segundo grau:
No Lilavati, Bhaskara não trata de equações quadráticas determinadas e o que ele faz sobre isso no Bijaganita é mera cópia do que já tinham escrito outros matemáticos.
Quanto a equações INDETERMINADAS do segundo grau: Aí ele realmente fez grandes contribuições e essas estão expostas no Bijaganita. Pode-se dizer que essas contribuições, principalmente a invenção do método iterativo do chakravala e sua modificação do clássico método kuttaka correspondem ao ápice da matemática indiana clássica, podendo-se acrescentar que é somente com Euler e Lagrange que voltaremos a encontrar desenvoltura técnica e fertilidade de idéias de porte comparáveis
Bhaskara morreu aos 71 anos de idade em Ujjain, Índia, em 1185.




Nome: Ana Carolina, Bruna, Marta

Matemática como Ciência e como Linguagem


A Matemática tem características especiais, entre as ciências. Considerada por muitos como disciplina autônoma, por outros como linguagem universal para o conhecimento científico, o fato é que cresce o impacto de seus métodos gerais e precisos na formulação e obteção de resultados em quase todas as ciências e na tecnologia, em geral. Tradicionalmente, a matemática tem servido como ferramenta que permite chegar rapidamente a resultados científicos, de outra forma difíceis e obscuros; mais recente e mais profunda a sua capacidade de fornecer diretamente uma visão interna da própria natureza do fenômeno. Não por acaso os filósofos e matemáticos sempre andaram muito próximos, afinal, ao longo dos séculos, a matemática tem sido e continua sendo um instrumento científico indispensável para a expansão do conhecimento do homem e suas atividades. E, se antes a matemática se aplicava mais freqüentemente à física e a engenharia, hoje suas possibilidades se estenderam irreversivelmente a áreas como economia, administração, biologia, química, medicina e as ciências do meio ambiente. Esse fato se deve em grande parte ao amadurecimento científico da matemática, ao advento dos computadores, que possibilitaram o desenvolvimento e a aplicação de eficientes métodos de análise e resolução Matemática.

Alunos: Jéssica , Thais Lorenzo e Matheus.

Albert Einstein


Einstein nasceu na Alemanha no ano de 1879. Ele foi físico e matemático e até hoje é conhecido pela sua genialidade.

Com sua Teoria da Relatividade mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. Esta foi apresentada por ele no ano de 1905, sendo reapresentada com mais informações no ano de 1915. A partir daí, soube-se que era possível criar uma potente arma nuclear.

Em 1921, esta notável figura recebeu o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico.

Este brilhante físico e matemático era de origem judia, e, como todo povo judeu, ele foi perseguido pelos nazistas; contudo, ele conseguiu deixar a Alemanha, passando primeiramente pela Inglaterra, e, posteriormente, estabeleceu sua moradia nos Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano.

Einstein entristeceu-se profundamente ao ver as conseqüências desastrosas da bomba nuclear, e, uma semana antes de sua morte, relatou este fato em uma carta escrita a Bertrand Russel, onde pedia que seu nome fosse colocado numa petição onde clamava para que a produção de armas nucleares fosse abandona.

Este grande homem, que tanto contribuiu com sua genialidade, passou os últimos anos de sua vida em busca de uma teoria onde pudesse trabalhar ao mesmo tempo com a matemática e com as leis da Física. Contudo, sua busca não pôde ser concluída, pois, em 1955, o mundo perdeu este cientista de cérebro brilhante.



Alunos: Lucas Gomes, Diego, Izaldo

Sobre este blog

Nossa primeira atividade será uma pesquisa na Internet sobre vários temas foram entregues a cada grupo. Após a pesquisa vocês deverão postar o conteúdo organizado e uma imagem para ilustrar.

Referências:

www.orkut.com (Comunidade História da Matemática)
http://www.dmat.ufpe.br/matematica/matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/bio1.php
http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Resumo do projeto:

Com o intuito de estimular o estudo da matemática. Foi criado um projeto que promoveu um estudo sobre a história da matemática e seus principais matemáticos, quem eram, como viviam.... Sabe-se que a matemática é uma disciplina que muitos tem dificuldades, ou seja, ou você ama ou odeia, ou simplesmente não vem importância da mesma.
Sabe-se que é de fundamental importância para o aluno compreender a matemática e saber e querer resolver os problemas apresentados pelo professor e também que vem ao seu encontro no dia a dia.
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática na escola pública Nair Rebelo do Santos em Porto Belo utilizando as novas tecnologias, computador, Internet, orkut e blog.
Os alunos puderam acessar o orkut para pesquisar em comunidades sobre a história da matemática. Receberam cada equipe um tema para pesquisar e desenvolver um texto.
Estamos em fase final do projeto, os textos já estão prontos. Agora vamos postá-los no blog da turma e socializá-los de forma que todos tenham conhecimento do que foi pesquisado pelos colegas. Cada equipe deverá deixar um comentário sobre o que foi apresentado no blog da turma e fazer um relatório final sobre os trabalhos assistidos.
O objetivo deste trabalho é melhorar a socialização, o trabalho em equipe, estimular a autonomia e também criar novos hábitos de estudo em nosso alunos. O conteúdo trabalho foi uma forma de fazer com que os alunos entendam que a matemática não surgiu do nada. Que sempre existiram e existirão pessoas importante para o desenvolvimento de nossa sociedade e que eles também poderão contribuir, basta acreditar, desejar e se esforçar.