Arquimedes


Arquimedes (emἈρχι gregoμήδης) foi um , matemśtico físico e inventor grego. Foi um dos mais importantes cientistas e matemáticos da antiguidade e um dos maiores de todos os tempos. Ele fez descobertas importantes em geometria e matemática, como por exemplo um método para calcular o número (razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) utilizando séries. Este resultado constitui também o primeiro caso conhecido do cálculo da soma de uma série infinita. Ele inventou ainda vários tipos de máquinas, quer para uso militar, quer para uso civil. No campo da Física, ele contribuiu para a fundação da Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso princípio que leva o seu nome. Ele descobriu ainda o princípio da alavancar e a ele é atribuída a citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".


Arquimedes: nasceu em Siracusa, na Sicília em 287 a.C., e foi educado em Alexandria, no Egito. Consagrou-se à Matemática, mais especialmente à Geometria. Muito jovem ainda começou a distinguir-se por seus trabalhos científicos. De regresso à Siracusa consagrou-se ao estudo da Geometria e da Mecânica, conseguindo descobrir princípios e fazer aplicações que o imortalizaram.



Alunos: Robson ,Wilson ,William Matheus.

Otto de Alencar


Nome completo: Otto de Alencar e Silva

Vida:
Viveu apenas 38 anos.
Nasceu no Ceará ( 1874 ), trabalhou e morreu no Rio de Janeiro ( 1912 ).

Formação:
engenheiro pela Escola Politécnica do RJ ( 1893 )

Principais cargos de professor de Matemática:
professor substituto na Escola Politécnica do RJ ( Física, Astronomia e Topografia): 1902-1906
professor efetivo na mesma escola e cadeira: 1907-1911
professor catedrático em Topografia na Escola Politécnica: 1911-1912


Matemático brasileiro nascido na cidade de Fortaleza, Ceará, um pioneiro da pesquisa matemática de ponta no Brasil e considerado o mais importante e profícuo matemático brasileiro de sua geração.

Filho de Silvino Silva e Maria Alencar Silva, era bisneto de Leonel Pereira de Alencar e primo, pelo lado materno, de José de Alencar (1829-1877), um dos mais prolíficos escritores brasileiros.

Foi educado no Liceu do Ceará, onde se distinguido nos estudos das ciências exatas, línguas estrangeiras modernas e literatura.

Do Liceu transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro para matricular-se no curso de engenharia civil da Escola Politécnica, onde graduou-se (1893). Durante seu curso recebeu a forte influência da ideologia positivista de Auguste Comte (1798-1857), e depois de concluir seu curso superior continuou seus estudos em Matemática, em Física e em Astronomia como um autodidata.


Alunos:

Patrick dos Santos Pereira

Joao Gustavo Leite de Souza

Isaac Newton

(Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 — Londres, 31 de Março de 1727)[1] foi um cientista inglês, Mais reconhecido como físico e matemático.

esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que mecânica clássica fundamentaram a mecânica clássica.Em uma pesquisa promovida pela renomada instituição Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.

Curiosamente, Isaac Newton nasceu menos de um ano apôs a morte de Galileu (que, por sua vez, nascera três dias antes da morte de Michelangelo, um dos maiores artistas do Renascimento). Teve saúde extremamente frágil nos primeiros meses de vida e cedo perdeu o pai, sendo criado pelos avós quando a mãe casou-se novamente. Consta que não se destacava muito nos estudos antes da adolescência e que adorava ficar inventando e construindo pequenos objetos, desde pipas até relógio solares e de água.
Um tio que trabalhava na Universidade de Cambridge percebeu suas tendências e conseguiu levá-lo para estudar nessa universidade. Durante os anos em que lá permaneceu, Newton não foi considerado excepcionalmente brilhante, mas, mesmo assim, desenvolveu um recurso matemático que ainda hoje leva seu nome: o binômio de Newton. (Com esse recurso, pode-se obter rapidamente as potências da soma de dois termos.

Newton e os primeiros passos na escola

Especula-se que Newton estudou latim, grego e a Bíblia. Alguns sites destacam a idéia de que era um aluno bem mediano, até que uma cena de sua vida mudou isso: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno de classe e de todo o prédio escolar

A Maçã

Na época em que se formou, uma epidemia de peste assolava Londres, o que o fez retirar-se para a fazenda da mãe. Foi ali que fez sua observação mais famosa: viu uma maça cair de uma árvore. Esse fenômeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma força puxando a fruta para a Terra e que essa mesma força poderia também estar puxando a Lua, impedindo-a de escapar de sua órbita, espaço afora. (Só bem mais tarde, levando em conta os estudos de Galileu e Kepler, além de suas próprias experiências e cálculos, Newton formularia essa idéia no seguinte princípio: "A velocidade da queda é proporcional à força da gravidade, e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra.

Alunos: Bruno,Thais,Gabriel.

Pitágoras



Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca do ano 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca do ano 496 a.C. ou 497 a.C.



Sua maior obra foi o Teorema de Pitágoras.




Uma das formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras.


Pitágoras conseguiu criar uma comunidade religiosa, filosófica e política. Os alunos que formava saíam para ocupar altos cargos do governo local, cientes de sua sabedoria torciam o nariz antes as massas ignorantes e apoiavam o partido aristocrático. Resultado: as massas retrucaram pela violência e - segundo dizem uns incendiaram a escola, prenderam o professor e o mataram. Outros são mais otimistas: contam que Pitágoras foi só exilado para Metaponto, mais ao norte, na Lucânia, onde morreu, esquecido mas em paz, com mais de 80 anos de idade.



Nomes: Camila, Joelma, Karla, Mª Laura, Tainá

Série: 8º 01

Galileu Galilei


Quem foi
Grande Físico,matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia.Foi um dos principais representantes do renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.

Descobertas, idéias e estudos
Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações Aristoteles que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física.
Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo.
A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter, as manchas do sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610.
Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Galileu, onde a Terra era vista como o centro do Universo

Alunos:
Michel da silva
Luan Elias Ventura
Luan Roz
Reinaldo

Manoel Amoroso Costa


Manuel Amoroso Costa (Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 1885 — 1928) foi um matemático brasileiro.
Seu talento matemático se associou a uma grande vocação para o magistério. Foi professor da cadeira de eletrotécnica e aplicações industriais da Escola Politécnica e diretor do Observatório do Valongo entre 1911 e 1928.
Ministrou, em 1928, um curso da Sorbonne, a convite do Instituto de Alta Cultura.
Seus trabalhos são verdadeiros modelos da arte do bem-dizer matemático: preciosos, concisos, simples e elegantes, dessa elegância matemática na qual Poincaré via o sentido de beleza, da harmonia dos números e das formas e que só os verdadeiros matemáticos sabem adivinhar.
Foi autor de muitos trabalhos importantes, alguns traduzidos em diversos idiomas. Faleceu num desastre de avião, em dezembro de 1928.
Além de ter sido matemático Amoroso Costa escreveu um importante livro chamado "Introdução à teoria da relatividade", o qual foi editado pela primeira vez em 1922. Este livro foi novamente reeditado em 1005 pela Editora UFRJ.

Alunas:
Potýra Estefani Marinho de Brito
Maira Thiene Gugliélmi
Flávia Estephannye Shumacker

Charles Babbage


Nasceu em 26 de dezembro de 1971 em Teignmouth. Devon e morreu em 18 de outubro de 1871. Ele foi considerado a pessoa que projetou o primeiro computador utilizando partes mecânicas da época.

Ele é considerado pioneiro da computação, seus inventos nunca foram construidos, porque exigia técnicas muito avançadas e caras para o seu tempo.

Charles Babbage estudou em Cambridge, onde depois lecionou matematica. foi um dos fundadores junto com Herschel e Peacock da sociedade analitica (1811) no Trinty College, em Cambridge. Recebeu uma bolsa do governo inglês. Para projetar uma calculadora com capacidade de ir até a vigésima casa decimal. Era professor de matemática na universidade de Cambridge entre 1828 e 1839.

Apresentou a sua máquina em 1833 tendo sido considerado o ponto de partida dos computadores. Publicou diversos artigos sobre matemática, estatística , física e geológica.

Também ajudou a modernizar o sistema de código postal inglês.


Alunos:

Giovane dos Santos

Edson Manoel Aragão Junior

William Luis Scaburi

Sobre este blog

Nossa primeira atividade será uma pesquisa na Internet sobre vários temas foram entregues a cada grupo. Após a pesquisa vocês deverão postar o conteúdo organizado e uma imagem para ilustrar.

Referências:

www.orkut.com (Comunidade História da Matemática)
http://www.dmat.ufpe.br/matematica/matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/bio1.php
http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Resumo do projeto:

Com o intuito de estimular o estudo da matemática. Foi criado um projeto que promoveu um estudo sobre a história da matemática e seus principais matemáticos, quem eram, como viviam.... Sabe-se que a matemática é uma disciplina que muitos tem dificuldades, ou seja, ou você ama ou odeia, ou simplesmente não vem importância da mesma.
Sabe-se que é de fundamental importância para o aluno compreender a matemática e saber e querer resolver os problemas apresentados pelo professor e também que vem ao seu encontro no dia a dia.
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática na escola pública Nair Rebelo do Santos em Porto Belo utilizando as novas tecnologias, computador, Internet, orkut e blog.
Os alunos puderam acessar o orkut para pesquisar em comunidades sobre a história da matemática. Receberam cada equipe um tema para pesquisar e desenvolver um texto.
Estamos em fase final do projeto, os textos já estão prontos. Agora vamos postá-los no blog da turma e socializá-los de forma que todos tenham conhecimento do que foi pesquisado pelos colegas. Cada equipe deverá deixar um comentário sobre o que foi apresentado no blog da turma e fazer um relatório final sobre os trabalhos assistidos.
O objetivo deste trabalho é melhorar a socialização, o trabalho em equipe, estimular a autonomia e também criar novos hábitos de estudo em nosso alunos. O conteúdo trabalho foi uma forma de fazer com que os alunos entendam que a matemática não surgiu do nada. Que sempre existiram e existirão pessoas importante para o desenvolvimento de nossa sociedade e que eles também poderão contribuir, basta acreditar, desejar e se esforçar.