Bhaskara


Bhaskara nasceu em 1114 na cidade de Vijayapura, na Índia. Também era conhecido como Bhaskaracharya . Ele não deve ser confundido com um outro matemático indiano que tinha o mesmo nome Bhaskara e que viveu no século VII.
foi escritor professor e astrônomo
O seu livro foi usado em toda a Índia, tendo substituído maior parte dos textos que eram utilizados até então, como o do astrónomo indiano Lalla (720 - 790), mas só saiu as fronteiras da Índia no século XVI.

Quanto a equações DETERMINADAS do segundo grau:
No Lilavati, Bhaskara não trata de equações quadráticas determinadas e o que ele faz sobre isso no Bijaganita é mera cópia do que já tinham escrito outros matemáticos.
Quanto a equações INDETERMINADAS do segundo grau: Aí ele realmente fez grandes contribuições e essas estão expostas no Bijaganita. Pode-se dizer que essas contribuições, principalmente a invenção do método iterativo do chakravala e sua modificação do clássico método kuttaka correspondem ao ápice da matemática indiana clássica, podendo-se acrescentar que é somente com Euler e Lagrange que voltaremos a encontrar desenvoltura técnica e fertilidade de idéias de porte comparáveis
Bhaskara morreu aos 71 anos de idade em Ujjain, Índia, em 1185.




Nome: Ana Carolina, Bruna, Marta

9 comentários:

Edson 10 de setembro de 2009 às 05:40  

mostra que na asia tambem tem genio

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:42  

Trabalho muito intereçante parabens

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:42  

fico bem legal

Jéssica , Thais Lorenzo e Matheus 10 de setembro de 2009 às 05:44  

o trabalho é muito interessante. Além de ser escritor era professor e astrônomo.

Patrick , João 10 de setembro de 2009 às 05:45  

Trabalho ficou muito bom.
E pelo jeito ele era muito conhecido na india

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:45  

Gostei do trabalho, observamos que seu livro foi usado em
toda a Índia.

Robson 10 de setembro de 2009 às 05:49  

Muito interessante e bem legal!!!
Parabéns.

Anônimo 7 de maio de 2013 às 16:02  

qeria uma rola gigante no meu cu!!

Anônimo 26 de março de 2014 às 08:29  

DEIXAEU BOTAR

Postar um comentário

Sobre este blog

Nossa primeira atividade será uma pesquisa na Internet sobre vários temas foram entregues a cada grupo. Após a pesquisa vocês deverão postar o conteúdo organizado e uma imagem para ilustrar.

Referências:

www.orkut.com (Comunidade História da Matemática)
http://www.dmat.ufpe.br/matematica/matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/bio1.php
http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Resumo do projeto:

Com o intuito de estimular o estudo da matemática. Foi criado um projeto que promoveu um estudo sobre a história da matemática e seus principais matemáticos, quem eram, como viviam.... Sabe-se que a matemática é uma disciplina que muitos tem dificuldades, ou seja, ou você ama ou odeia, ou simplesmente não vem importância da mesma.
Sabe-se que é de fundamental importância para o aluno compreender a matemática e saber e querer resolver os problemas apresentados pelo professor e também que vem ao seu encontro no dia a dia.
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática na escola pública Nair Rebelo do Santos em Porto Belo utilizando as novas tecnologias, computador, Internet, orkut e blog.
Os alunos puderam acessar o orkut para pesquisar em comunidades sobre a história da matemática. Receberam cada equipe um tema para pesquisar e desenvolver um texto.
Estamos em fase final do projeto, os textos já estão prontos. Agora vamos postá-los no blog da turma e socializá-los de forma que todos tenham conhecimento do que foi pesquisado pelos colegas. Cada equipe deverá deixar um comentário sobre o que foi apresentado no blog da turma e fazer um relatório final sobre os trabalhos assistidos.
O objetivo deste trabalho é melhorar a socialização, o trabalho em equipe, estimular a autonomia e também criar novos hábitos de estudo em nosso alunos. O conteúdo trabalho foi uma forma de fazer com que os alunos entendam que a matemática não surgiu do nada. Que sempre existiram e existirão pessoas importante para o desenvolvimento de nossa sociedade e que eles também poderão contribuir, basta acreditar, desejar e se esforçar.