Pitágoras



Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca do ano 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca do ano 496 a.C. ou 497 a.C.



Sua maior obra foi o Teorema de Pitágoras.




Uma das formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras.


Pitágoras conseguiu criar uma comunidade religiosa, filosófica e política. Os alunos que formava saíam para ocupar altos cargos do governo local, cientes de sua sabedoria torciam o nariz antes as massas ignorantes e apoiavam o partido aristocrático. Resultado: as massas retrucaram pela violência e - segundo dizem uns incendiaram a escola, prenderam o professor e o mataram. Outros são mais otimistas: contam que Pitágoras foi só exilado para Metaponto, mais ao norte, na Lucânia, onde morreu, esquecido mas em paz, com mais de 80 anos de idade.



Nomes: Camila, Joelma, Karla, Mª Laura, Tainá

Série: 8º 01

11 comentários:

Luan 3 de setembro de 2009 às 05:33  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 3 de setembro de 2009 às 05:35  

Este trabalho me mostrou que além de Pitágoras ser filósofo foi um grande matemático.
Pitágoras mostrou sua maior obra, O Teorema de Pitágoras.

Anônimo 3 de setembro de 2009 às 05:39  

Parabéns

Mas quando vocês descobriram quando ele morreu exatamente
postem

Anônimo 3 de setembro de 2009 às 05:45  

Achei muito interessante!!!
Principalmente o assunto dos triângulo!!!

Anônimo 3 de setembro de 2009 às 05:48  

O trabalho realmente ficou ótimo
Parabéns pelo esforço do grupo!

Matheus
Jéssica
Thais

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:26  

Ótimo trabalho,
Parabéns!!!

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:34  

ParaBens Belo trabalho

Anônimo 10 de setembro de 2009 às 05:35  

bom trabalho

Reinaldo,Michel,Luan R.

8ª sérei 01 10 de setembro de 2009 às 05:57  

Uma das formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras


muito bom...

Ana Marta Bruna

Jéssica 10 de setembro de 2009 às 05:59  

Nossa muito interessante a história de homem, além de fazer belas descobertas conseguiu criar uma comunidade religiosa, filosófica e política.

Parabéns pelo trabalho grupo!

Anônimo 29 de setembro de 2009 às 03:24  

uma das formas de demosntrar carinho e atitude!
Antonio

Postar um comentário

Sobre este blog

Nossa primeira atividade será uma pesquisa na Internet sobre vários temas foram entregues a cada grupo. Após a pesquisa vocês deverão postar o conteúdo organizado e uma imagem para ilustrar.

Referências:

www.orkut.com (Comunidade História da Matemática)
http://www.dmat.ufpe.br/matematica/matematica.htm
http://www.somatematica.com.br/bio1.php
http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Resumo do projeto:

Com o intuito de estimular o estudo da matemática. Foi criado um projeto que promoveu um estudo sobre a história da matemática e seus principais matemáticos, quem eram, como viviam.... Sabe-se que a matemática é uma disciplina que muitos tem dificuldades, ou seja, ou você ama ou odeia, ou simplesmente não vem importância da mesma.
Sabe-se que é de fundamental importância para o aluno compreender a matemática e saber e querer resolver os problemas apresentados pelo professor e também que vem ao seu encontro no dia a dia.
Este projeto foi desenvolvido nas aulas de matemática na escola pública Nair Rebelo do Santos em Porto Belo utilizando as novas tecnologias, computador, Internet, orkut e blog.
Os alunos puderam acessar o orkut para pesquisar em comunidades sobre a história da matemática. Receberam cada equipe um tema para pesquisar e desenvolver um texto.
Estamos em fase final do projeto, os textos já estão prontos. Agora vamos postá-los no blog da turma e socializá-los de forma que todos tenham conhecimento do que foi pesquisado pelos colegas. Cada equipe deverá deixar um comentário sobre o que foi apresentado no blog da turma e fazer um relatório final sobre os trabalhos assistidos.
O objetivo deste trabalho é melhorar a socialização, o trabalho em equipe, estimular a autonomia e também criar novos hábitos de estudo em nosso alunos. O conteúdo trabalho foi uma forma de fazer com que os alunos entendam que a matemática não surgiu do nada. Que sempre existiram e existirão pessoas importante para o desenvolvimento de nossa sociedade e que eles também poderão contribuir, basta acreditar, desejar e se esforçar.